Produção
Executiva e Direção de Programas e Projetos
Ao exercer a produção executiva dos mais diversos projetos
em midiaeducação que realizou ao longo dos anos, Cadu Dias
Lopes percebeu que a educação podia ser exercida de uma forma
diferente, moderna e dinâmica. A instituição ao adotar
um trabalho de produção como uma ferramenta de trabalho beneficia
seus alunos e professores ampliando os horizontes pedagógicos na
construção do seu cotidiano. Dessa forma a midiaeducação
estaria, com toda a propriedade, utilizando os recursos tecnológicos
para fazer enriquecer ainda mais a educação de crianças,
adolescentes e jovens.
Ensinar aos alunos (e ser exemplo para eles) sobre todas as etapas de um
projeto (pré-produção, produção e pós-produção),
sobretudo no mundo de hoje, qualifica os envolvidos no processo a aprender
a trabalhar em equipe, ter senso de organização, responsabilidade,
criatividade, compreender como gerenciar o seu tempo, conhecer de verdade
como utilizar as novas tecnologias em seu favor, e isso sem contar que
no trabalho midiaeducativo são reforçados os conceitos de
ética, senso crítico e solidariedade, critérios de
cidadania fundamentais para o bom desenvolvimento de qualquer pessoa.
Dentro dessa perspectiva Cadu Dias Lopes foi produtor executivo e diretor
dos projetos em destaque
(todos envolvendo alunos do 6º ano E.F. ao 3º ano E.M.) como:
“A
Civilização Inca” - 1995;
"SJ
Geral Telejornal" - 1996 a 2009;
“Ed
Mort, Procurando o Silva” - 1997;
“A
História dos Números Através de Séculus” -
1997;
“Descobridores
Mirins” - 2001;
“Química
na TV” - 2001;
“Integral
de 1ª a 4ª série: Uma Experiência em Midiaeducação”
- 2003;
“Neuronial”
- 2005 (programa classificado para o Prix Jeunesse Iberoamericano);
“De Olho no
Futuro” - (2005) lote de 35 programas exibidos na TV Comunitária
do Rio de Janeiro;
“Por quê?
O Jogo da Midiaeducação” - 2006 (programa classificado para
o Prix Jeunesse Iberoamericano de 2007);
Tudo isso sem
falar nas 54 edições de um jornal escrito, um blog (totalmente
realizado por alunos) e diversas edições de programas de
rádio de pátio.
Em quase quinze anos como coordenador do núcleo de mídia
do marista-rio mais de mil alunos fizeram parte dessa equipe. Muitos deles,
hoje comunicadores formados, estão muito bem colocados no mercado
de trabalho como apresentadores de TV, coordenadores de produção
de grandes emissoras, redatores de grandes revistas, repórteres,
editores, produtores, etc. |