Midiaeducação:
um conceito
interessante
Ao proporcionar dentro de espaços pedagógicos um ambiente
de criatividade e investigação como princípios educativos
na formação de sujeitos capazes de dialogar com sua própria
realidade, modos de aprender e existir na sociedade contemporânea,
estamos colaborando para a construção de um mundo melhor
e mais equilibrado. Para se criar esse diálogo é preciso
estar em constante pesquisa e ampliação de conceitos.
Entendendo que para assimilar um conceito é essencial que o indivíduo
se sinta instigado e interessando pelo assunto apresentado e possa posteriormente
pesquisar, elaborar e produzir, se faz necessário disponibilizar
um espaço lúdico e explorador, onde o seu processo de criação
seja respeitado e ao mesmo tempo guiado sem perder a sua autonomia. Assim,
se “aprende a aprender”, desenvolvendo novas habilidades e condutas diante
do aprendizado.
Quando
se estabelece uma pesquisa se oportuniza uma infinidade de produções
midiáticas e ao concretizá-las automaticamente
é estabelecido um diálogo de conhecimento e crítica
possibilitando um olhar mais afinado e transformador do mundo. Ao tomar
a pesquisa como um princípio educativo, se desenvolve um sentimento
de inquietação e curiosidade que faz o sujeito se sentir
estimulado a pensar sozinho numa perspectiva mais ampla, pois começa
a tomar consciência de sua realidade social e a agir como cidadão
crítico, pensante e ativo.
Ao articular
essa perspectiva com as tecnologias em projetos pedagógicos se cria
uma estrutura metodológica de midiaeducação onde os
aprendizes de forma crítica e construtiva são estimulados
a descobrirem seus interesses, talentos e suas vocações.
É
nesse processo que as produções midiaeducativas surgem como
produto de investigação, de análise, apreciação
e comunicação em diversos formatos como vídeo, jornal,
jornal eletrônico, fotografia, internet, rádio de pátio,
áudio e muitas outras.
Utilizar
esta ferramenta de forma consciente e transformadora de conhecimento
pode se tornar fascinante para todos os envolvidos nessa grande “aventura”
que é a midiaeducação. |