Midiaeducação:
um conceito interessante

   Ao proporcionar dentro de espaços pedagógicos um ambiente de criatividade e investigação como princípios educativos na formação de sujeitos capazes de dialogar com sua própria realidade,  modos de aprender e existir na sociedade contemporânea, estamos colaborando para a construção de um mundo melhor e mais equilibrado. Para se criar esse diálogo é preciso estar em constante pesquisa e ampliação de conceitos.
   Entendendo que para assimilar um conceito é essencial que o indivíduo se sinta instigado e interessando pelo assunto apresentado e possa posteriormente pesquisar, elaborar e produzir, se faz necessário disponibilizar um espaço lúdico e explorador, onde o seu processo de criação seja respeitado e ao mesmo tempo guiado sem perder a sua autonomia. Assim, se “aprende a aprender”, desenvolvendo novas habilidades e condutas diante do aprendizado.
  Quando se estabelece uma pesquisa se oportuniza uma infinidade de produções midiáticas  e ao concretizá-las  automaticamente é estabelecido um diálogo de conhecimento e crítica possibilitando um olhar mais afinado e transformador do mundo. Ao tomar a pesquisa como um princípio educativo, se desenvolve um sentimento de inquietação e curiosidade que faz o sujeito se sentir estimulado a pensar sozinho numa perspectiva mais ampla, pois começa a tomar consciência de sua realidade social e a agir como cidadão crítico, pensante e ativo.
  Ao articular essa perspectiva com as tecnologias em projetos pedagógicos se cria uma estrutura metodológica de midiaeducação onde os aprendizes de forma crítica e construtiva são estimulados a descobrirem seus interesses, talentos e suas vocações.
  É nesse processo que as produções midiaeducativas surgem como produto de investigação, de análise, apreciação e comunicação em diversos formatos como vídeo, jornal, jornal eletrônico, fotografia, internet, rádio de pátio, áudio e muitas outras. 
Utilizar  esta  ferramenta  de forma consciente e transformadora de conhecimento pode se tornar fascinante para todos os envolvidos nessa grande “aventura” que é a midiaeducação.